Pele Pilosa (Camadas)
Aumento: 400X
Coloração: Mallory
A – Na letra “A” está indicado Tecido Epitelial de Revestimento Estratificado Pavimentoso Queratinizado que está localizado na epiderme.
B – A letra “B” simboliza o Tecido Conjuntivo Frouxo que está na parte superficial da derme.
C – Na letra “C” está indicada o Tecido Conjuntivo denso não modelado que está localizado na derme profunda.
Tecido Conjuntivo Frouxo
- É o tecido conjuntivo mais comum, possui células, fibras e matriz extracelular: sem predomínio de nenhum destes componentes. É um tecido delicado, flexível e pouco resistente a trações.
Funções
- Ele preenche espaços entre fibras e feixes musculares e também serve de apoio para o epitélio e nutre células epiteliais.
Localização
- Pele, mucosas e glândulas
Tecido Conjuntivo denso Não Modelado
- Nesta lâmina encontramos na derme profunda o tecido conjuntivo denso não modelado. Ao contrário do tecido conjuntivo frouxo, o qual é constituído de muitas células com pouca matriz extracelular, o tecido conjuntivo denso possui muita matriz extracelular. Esta matriz é composta principalmente de fibras colágenas de diferentes espessuras. As células residentes são as mesmas encontradas no tecido conjuntivo frouxo, com grande predomínio de fibroblastos e fibrócitos.
Como mostrado na lâmina, as fibras de colágeno estão dispostas sem organização, aparentemente desordenadas em uma trama tridimensional, o tecido é denominado tecido conjuntivo denso não-modelado, que é o caso das figuras ao lado. Este tecido possui grande resistência às trações exercidas em qualquer direção.
YOUNG, B.; LOWE, J. S.; STEVENS, A. Wheater´s: Histologia Funcional: Texto e Atlas em Cores. Editora Elsevier. 2007, p.70-76.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Comentários
Postar um comentário